segunda-feira, 23 de maio de 2011

Descolorindo o Tomate

Materiais:
·       Molho de tomate
·       Água sanitária
·       Béquer

Procedimento:
Pese aproximadamente 50g de molho de tomate e adicione 50ml de água sanitária.Espere alguns minutos e observe o que ocorre.

O que ocorre?
Este experimento mostra como a água sanitária reage com o molho de tomate. O molho começa a descolorir-se e ocorre a formação de uma espuma branca superficial.
A água sanitária é um produto a base de hipoclorito de sódio(NaOCl) destinado á limpeza, branqueamento e desinfecção em geral de superfícies  e tecidos. Ela contém usualmente cerca de 2 a 3% de hipoclorito de sódio , responsável pela ação desinfetante e branqueadora,além de carbonato de sódio(Na2CO3) e água. Algumas possuem em sua composição soda cáustica, substância altamente corrosiva. Essas substâncias permitem ao produto uma maior estabilidade à luz e ao calor, já que o hipoclorito de sódio é uma espécie química que se decompõe na presença de luz, diminuindo o efeito descorante. Por isso, as soluções são comercializadas em frascos de plásticos opacos.

   A água sanitária possui um efeito descorante devido a presença do cloro ativo, Cl2, que é formado à partir da decomposição dos hipocloritos e cloretos presentes na solução. A reação demonstra esta decomposição:
NaClO (aq) + NaCl (aq) + H2SO4 (aq)    --->   Na2SO4 (aq) + H2(l) + Cl2 (g)


    Em sua função branqueadora, o hipoclorito de sódio age como um forte oxidante da matéria orgânica, destruindo o composto colorido. O molho de tomate, neste caso, possui duas substâncias coloridas chamadas licopeno e b-caroteno. O licopeno está presente em maior quantidade no tomate e é o responsável pela cor vermelha do mesmo.     A espuma formada durante o experimento se deve a presença de carbonato na água sanitária e à formação de CO2, proveniente da oxidação dos compostos orgânicos presentes no molho de tomate e da acidez do próprio molho.     Este experimento está relacionado ambientalmente com a purificação da água para consumo humano, já que hipoclorito de sódio é um forte agente oxidante utilizado para a desinfecção da água, sendo uma das etapas realizada nas redes de tratamento de água, a cloração.
FONTE: http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ag_expertomate.html
POSTADO POR: CAMILA CUNHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário