segunda-feira, 23 de maio de 2011

Equilíbrio Químico - Chuva Ácida

Materiais:
Pedaço de fio de cobre (aproximadamente 0,10 g ou 1cm)
1,5 mL de ácido nítrico concentrado
Gelo
Água quente
Pipeta ou conta-gotas (1mL eqüivale a 20 gotas)
Balão volumétrico de 200mL com tampa (garrafa grande de vidro com tampa)

Procedimento
  Dentro de uma capela ou em um lugar ventilado, adicione alguns pedaços de fio de cobre 
(0,10 g) e com o auxílio de um conta-gotas, 1,5 mL de ácido nítrico concentrado em uma garrafa de vidro. Em seguida, tampe a garrafa e deixe o gás se formar. O restante de ácido nítrico e de cobre da reação deposite em frasco de descarte.
  Coloque a garrafa de vidro em um recipiente contendo gelo e depois na água quente (tomando cuidado para não o haver um choque térmico e quebrar o vidro) e observe a coloração do gás.

O que ocorre?
  Ao adicionar o ácido nítrico a garrafa, ele começa a reagir com o cobre formando um gás de coloração marrom dentro da garrafa e um líquido verde no fundo. Ao colocar a garrafa num recipiente com gelo, ele ficará mais claro pois o equilíbrio será deslocado no sentido exotérmico (libera calor), para o tetróxido de dinitrogênio (N2O4). Ao inserir o balão na água quente ele, rapidamente, volta a escurecer deslocando o equilíbrio no sentido endotérmico (absorve calor), para o dióxido de nitrogênio (NO2).
  O gás NO2 é castanho avermelhado, e o N2O4 é incolor. Portanto, quando “deslocamos” o equilíbrio em um sentido ou outro, podemos verificar facilmente um aumento ou diminuição na intensidade da coloração avermelhada, “denunciando” para onde o equilíbrio está sendo deslocado.
2NO2=N2O4
  A formação do NO2 se dá pela reação do cobre com ácido nítrico ocorrendo a formação do óxido de nitrogênio (NO), que na presença do oxigênio do ar (O2), rapidamente sofre oxidação produzindo o dióxido de nitrogênio (NO2), um gás de coloração marrom:
3Cu(s)   +   2NO3- (aq)   +   8 H+   --->   3Cu2+(aq)   +   4H2O   +   2NO (g)
2NO   +   O2   =   2NO2

FONTE: http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ar_experchuva.html

POSTADO POR : CAMILA CUNHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário