segunda-feira, 23 de maio de 2011

Reação de Alumínio e Cobre

Materiais:
1 lata de refrigerante
Lixa
Cloreto de sódio (sal de cozinha)
Solução de sulfato de cobre (o sulfato de cobre pode ser adquirido em casa de produtos para piscina)


Procedimento
  Corte a parte superior da lata e logo depois lixe uma parte do interior da lata para retirar a película de plástico existente dentro dela.
  Prepare uma solução diluindo 25g de sulfato de cobre em 100 mL de água. Transfira essa solução para dentro da lata até acima da parte lixada. Adicione um pouco de cloreto de sódio na solução de sulfato de cobre, e observe o que acontece.


O que ocorre?
  A solução de sulfato de cobre será transferida para dentro da lata até a cobertura da parte lixada e será observado que nada ocorre. Porém ao adicionar um pouco de cloreto de sódio nesta solução, imediatamente a solução começará a reagir com a parte lixada da lata que será oxidada e partirá ao meio.
  Na parte não lixada da lata nada ocorrerá, isto porque as latas de alumínio possuem um revestimento interno a base de uma película de plástico, a qual protege o alumínio do ataque do líquido colocado em seu interior.
  O íon cobre será reduzido para metal cobre e o metal alumínio será oxidado para íon alumínio.

 Abaixo as semi-reações e a reação redox:
Al (s) ---> Al 3+ + 3e-(s)
2Al (s) + 3Cu 2+ (aq) ---> 2Al 3+(aq) + 3Cu(s) 

FONTE: http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ag_experaluminio.html

POSTADO POR: CAMILA CUNHA 

Um comentário:

  1. Se ao invés de uma lata de refrigerante, fosse usada uma caixinha de leite, os materiais são quase os mesmos, visto que ali também existe o alumínio coberto por uma película de plástico, o resultado seria o mesmo?

    ResponderExcluir